quinta-feira, 7 de agosto de 2008

[IHM] 07/08/2008 - Perguntas Captulo 3

1) O que se deve fazer, de acordo com Norman e Draper para se criar uma interface que seja gil na hora de realizar as tarefas que o sistema dispe?

R: Norman e Draper (1986) propõe “uma teoria da ação” para entender “como aspessoas fazem as coisas”, distinguindo entre diferentes estágios de atividades. NaTeoria da Ação são diferenciados sete estágios da atividade do usuário, conformeilustra a Figura 3.1. Muitos sistemas computacionais podem ser categorizados porquão bem suportam os diferentes estágios. Imagine, por exemplo, uma pessoainteragindo com um sistema computacional. As metas da pessoa são expressas emtermos relevantes à pessoa (psicológicos). Os mecanismos e estados do sistema sãoexpressos em termos relativos a ele (físicos). A discrepância entre variáveis físicas epsicológicas cria os pontos a serem considerados no design, análise e uso desistemas, que Norman chamou de “golfos da execução e da avaliação”.

2) Explique o que são as variveis fisicas.

R: A pessoa interpreta as variáveis físicas emtermos relevantes às suas metas psicológicas e traduz as intenções psicológicas emações físicas sobre os mecanismos do sistema. Isso significa que há um estágio deinterpretação que relaciona variáveis físicas e psicológicas, assim como funções querelacionam a manipulação das variáveis físicas às mudanças no estado físico dosistema.

3) Porque às vezes, para usuários novatos ou acostumados com outros sistemas, há dificuldade em se habituar com um novo sistema?

R: Por que o usuário se acostuma com um tipo de interface de sistema e quando muda o sistema a pessoa pode se bater na hora de achar alguma opção.

4) O que so os golfos de execuo e de avaliao?

R: O Golfo da Execução envolve as atividades de formação da intenção, especificaçãoda seqüência de ações – o que não é trivial – e execução da ação através do contatocom mecanismos de entrada da interface. O Golfo da Avaliação requer comparar ainterpretação do estado do sistema com as metas e intenções originais. Começa coma apresentação de saída da interface, a partir da qual o usuário passa pela atividadede processamento perceptual da saída, interpretação e avaliação (comparação dainterpretação do estado do sistema com a intenção e metas originais).

5) Procure na internet o conceito de Engenharia Cognitiva.

R: Em uma breve introdução, a Engenharia Cognitiva, relacionada a sistemas computacionais, baseia-se no pensamento, ou seja, na forma que o usuário irá interpretar e interagir com um sistema. Segundo Don Norman (1986), Engenharia Cognitiva é uma ciência cognitiva aplicada, que busca aplicar o que se sabe desta ciência, no design e na construção de artefatos computacionais com objetivos de entender questões envolvidas no uso de computadores, métodos para tomar decisões mais corretas quanto ao design etc.
Fonte: Melhor Agora - site: http://melhoragora.org/2007/03/19/engenharia-cognitiva

Um comentário:

Engº Douglas Dutra, MsC. disse...

A terceira questão você falou falou e não contribuiu com a resposta esperada.